• Áliston Meneses

UEPB deve retomar aulas presenciais em abril de 2022



Em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (18), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) debateu sobre o plano de retorno das atividades acadêmicas presenciais e não presenciais durante o período excepcional decorrente da pandemia de Covid-19. A reitora Célia Regina Diniz apresentou novos dados referentes à consulta pública realizada junto à comunidade universitária da UEPB.


A reunião ordinária começou pela manhã e continuou à tarde, após o recesso para almoço, para discutir o último ponto de pauta. Por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a UEPB realizou, de 10 a 16 de novembro, consulta com a comunidade universitária para tratar sobre o retorno às aulas teóricas de forma presencial na Instituição. O resultado foi apresentado em reunião pela reitora e conselheira presidente, Célia Regina Diniz.


A intenção foi ouvir mais uma vez estudantes, professores e técnicos administrativos a fim de levantar com mais clareza a opinião da comunidade universitária sobre a retomada das aulas teóricas de forma presencial, uma vez que as atividades práticas já estão sendo realizadas presencialmente desde o semestre passado, regulamentadas por Resolução do Consepe para prosseguirem nos próximos semestres. A consulta foi resultado de acordo feito entre a UEPB e a Promotoria de Defesa dos Direitos da Educação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a fim de saber quando a comunidade universitária entende ser possível o retorno presencial para as atividades teóricas.

De acordo com os dados apresentados, a consulta acadêmica foi respondida por 46% dos estudantes, 51% dos docentes e 27% dos técnicos administrativos da UEPB. A pergunta consistiu em: “Considerando que a partir do Calendário Acadêmico 2021.2 todos os componentes práticos já estarão sendo realizados de forma presencial, qual a sua opinião em relação ao retorno dos componentes teóricos passarem também a ser realizados de forma presencial em 2022?”. Entre as possibilidades de resposta sobre datas estavam: novembro de 2021; fevereiro de 2022; abril de 2022; ou setembro de 2022.

A opção abril de 2022 foi a maioria escolhida entre os três públicos da comunidade: alunos, técnicos e docentes. Porém, a reitora Célia Regina também apresentou o resultado da consulta dividido por curso e câmpus. A depender do curso, as respostas foram mistas e se dividiram majoritariamente para retorno em fevereiro ou abril de 2022. Após a apresentação, diversos conselheiros expuseram sua opinião sobre a consulta e algumas dúvidas concernentes à infraestrutura e protocolos de biossegurança, como distanciamento e higiene. As questões apresentadas foram dirimidas ou consideradas pela conselheira presidente, pró-reitorias e setores da UEPB. A apresentação da professora Célia Regina com o resultado da consulta acadêmica pode ser conferida aqui.

Encaminhamentos O documento que será encaminhado ao MPPB é a de determinar o retorno presencial de todas as atividades acadêmicas teóricas no âmbito da UEPB a partir do mês de abril de 2022, quando se iniciará o semestre 2022.1. No casos dos cursos em que a maioria dos estudantes votou pelo retorno em novembro deste ano ou fevereiro do próximo, o Consepe determina a volta presencial em fevereiro de 2022, dando continuidade ao semestre 2021.2.




UEPB


Veja mais notícias no Aconteceu PB.