• Áliston Meneses

Servidores fazem treinamento para utilizar helicóptero no transporte de órgãos



Enfermeiros da Central de Transplante da Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram, nesta quinta-feira (16) pela manhã, de um treinamento promovido pelo Grupo Tático Aéreo (GTA), da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesds), com o objetivo de estabelecer protocolos para o uso de helicóptero no transporte de órgãos.


O treinamento aconteceu no Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira. Na próxima semana, acontecerá em Campina Grande com a equipe de transplante daquela cidade, no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga.


O helicóptero Acauã está sendo cedido pela Sesds para o transporte de órgãos em todo estado e até no Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Será muito importante ampliar a abrangência de cidades e estados que possam ser doadores de órgãos.


Além do mais, com a aeronave, o tempo de deslocamento de órgãos nobres, como o coração, será encurtado proporcionando menores taxas de rejeição de órgãos para o transplante”, disse o diretor geral da Central, Luiz Gustavo de Barros.


De helicóptero, uma viagem de João Pessoa para Campina Grande terá 25 minutos, enquanto a mesma viagem de carro dura, em média, 1h40.


“Neste trabalho de transporte de órgãos, tempo é ouro. Aliado a isso, o desejo de contribuir da Sesds, que ofereceu a aeronave, trará grandes ganhos, pois tudo que venha otimizar esse processo só tem a contribuir com o nosso objetivo maior que é salvar vidas”, afirmou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central, Rafaela Carvalho.


O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, destacou que as aeronaves da pasta estão à disposição para trabalhar de forma integrada com a Secretaria da Saúde, tanto nos treinamentos como em atendimento a ocorrências, como resgates em acidentes e traslados de vítimas para as unidades hospitalares.


Secom-PB

Receba nossas atualizações

  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 Aconteceu PB — Todos os direitos reservados