• Áliston Meneses

Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça importância da vacinação contra sarampo


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, reforça a importância da vacinação contra o sarampo. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível nos postos de saúde, na rotina de vacinação.


Desde o ano passado, o Ministério da Saúde vem fazendo campanhas de vacinação contra o sarampo por faixas etárias. Este ano, em março, deu início à campanha indiscriminada para pessoas de 20 a 49 anos. Entretanto, a chefe do Núcleo de Imunização, Isiane Queiroga, informou que este ano, devido à pandemia, a SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) acharam por bem não fazer a campanha na Paraíba, já que a vacinação contra a influenza era a prioridade.


“Mesmo sem campanha, a vacina continua sendo ofertada na rotina, como sempre foi, para pessoas de 1 até 59 anos de idade. Lembrando que o indivíduo de 1 até 29 anos deve ter duas doses registradas no cartão de vacina. Já os que têm até 59 anos, devem ter, pelo menos, uma dose registrada no cartão”, informou Isiane.


A gestora reforçou, ainda, que, uma vez vacinada, a pessoa já está imunizada contra o sarampo. “A vacina tríplice viral não requer doses de reforço de tempos em tempos, como acontece com a antitetânica, por exemplo. Se a pessoa comprova, através da carteira de vacinação, que tomou duas doses durante a infância, não é necessário tomar a vacina novamente”, pontuou Isiane.



Aconteceu PB

Receba nossas atualizações

  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 Aconteceu PB — Todos os direitos reservados