• Áliston Meneses

Resultado de exame da 1ª suspeita de Coronavírus na PB sai nas próximas 24 horas



Deve ser divulgada no final da tarde desta sexta-feira (28) os exames do italiano de 59 anos que é o primeiro caso de suspeita de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, na Paraíba.


O homem, que esteve na Itália entre os dias 14 e 23 de fevereiro, está internado no Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga, em Jaguaribe, desde a última terça-feira.


De acordo com o boletim médico divulgado pelo governo, foram realizados exames de controle e o paciente está evoluindo com estabilidade clínica nas últimas 24 horas.


Ainda segundo o documento, o paciente está consciente, orientado, eupneico, afebril e mantendo tratamento com medicamentos antivirais e antibióticos.


Como é feito o diagnóstico do coronavírus?

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.


As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.


Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.


Orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento.


Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.


Redação com assessorias

Receba nossas atualizações

  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 Aconteceu PB — Todos os direitos reservados