• Áliston Meneses

Quase 60% dos municípios da PB estão em estado de alerta para surto de arboviroses

São José de Piranhas está em situação satisfatória


A Paraíba tem cerca 133 municípios em alerta de surto de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika. O número corresponde a 59,9% das 223 cidades paraibanas. Os dados são do primeiro Levantamento Rápido de Índices para o mosquito Aedes Aegypti (LIRAa/LIA), de 2020.


O estudo foi realizado em 222 cidades entre os dias 6 e 10 de janeiro e divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (28). Apenas o município de Riachão não participou do estudo.


Outras 32 cidades, que equivalem a 14,4%, estão em situação de risco para surto ou epidemia por arboviroses e 57, que correspondem a 25,7%, estão em situação satisfatória.


Entre as recomendações da SES para o combate do mosquito estão a intensificação das ações por parte das secretarias municipais de saúde; sensibilizar a população para eliminação de criadouros do mosquito; integrar os agentes de combate à saúde e de endemias, no combate aos criadouros e na identificação dos casos suspeitos.


Municípios em situação de alto risco para surto

Soledade,Pedra Branca,Serra Branca,Salgadinho,Imaculada,Assunção,Sousa,Serra Grande,Araruna,Mulungu,Patos,Juripiranga,Seridó,Juru,Brejo do Cruz,Cajazeiras,Nova Floresta,Massaranduba,Picuí e Conceição.

Municípios em situação de alerta ou médio risco

São José de Caiana,Ingá,Passagem,Cacimbas,Teixeira,Belém,Campina Grande,São José do Brejo do Cruz,Nazarezinho,Cacimba de Dentro,Remígio,Piancó,Parari,Olivedos,Santa Cruz,Paulista,Aroeiras,Tenório,Salgado de São Félix,Catolé do Rocha,São José da Lagoa Tapada,Santa Inês,Catingueira,Aguiar,Caldas Brandão,Belém do Brejo do Cruz,Livramento,Santa Luzia,Brejo dos Santos,Barra de Santa Rosa,Pedras de Fogo,Areia de Baraúnas,São José dos Cordeiros,Cacimba de Areia,Coremas,Alagoa Grande,Riachão do Bacamarte,Umbuzeiro,Gurinhém,Pocinhos,Queimadas,Riacho de Santo Antônio,Cajazeirinhas,Junco do Seridó,Barra de Santana,São João do Rio do Peixe,Bayeux,Nova Olinda,Lagoa de Dentro,Tacima,Uiraúna,Lagoa Seca,São João do Tigre,Caaporã,Itaporanga,Vista Serrana,Lagoa,Curral de Cima,Frei Martinho,Bernardino Batista,São José do Sabugi,São José dos Ramos,Triunfo,Taperoá,Solânea,São João do Cariri,Sertãozinho,Borborema,Condado,Boqueirão,Caturité,Santana de Mangueira,Marizópolis,Boa Vista,Caiçara,Areia,Bom Sucesso,Cruz do Espírito Santo,Vieirópolis,Jacaraú,Sumé,Monteiro,São Sebastião do Umbuzeiro,Boa Ventura,Malta,Camalaú,Jericó,Água Branca,Itabaiana,Várzea,Mato Grosso,Caraúbas,Barra de São Miguel,Cubati,Marcação,Bananeiras,Lastro,Poço Dantas,Cabaceiras,Bonito de Santa Fé,São Bento,Damião,Santa Cecília,Casserengue,Emas,Riachão do Poço,Santa Terezinha,São Miguel de Taipú,São Mamede,Mataraca,Itapororoca,Esperança,Santa Rita,Zabelê,Prata,Congo,Montadas,Ibiara,Cuité de Mamanguape,Alagoinha,Ouro Velho,São Domingos,São José de Princesa,Logradouro,Areial,Serra da Raiz,Monte Horebe,Nova Palmeira,Pilõezinhos,Santana dos Garrotes,Natuba,Tavares e Alhandra.

Municípios em situação satisfatória ou baixo risco

Quixaba,Duas Estradas,Pilões,Riacho dos Cavalos,Dona Inês,Algodão de Jandaíra,Mãe D'água,Matinhas,Capim,Manaíra,Fagundes,São Sebastião de Lagoa de Roça,Conde,Amparo,Santo André,Gurjão,São José de Espinharas,Puxinanã,Rio Tinto,Sapé,Cabedelo,Igaracy,Sobrado,Gado Bravo,Cachoeira dos Índios,Bom Jesus,Serraria,Diamante,Cuitegi,Serra Redonda,Aparecida,Araçagi,Mamanguape,João Pessoa,São Domingos do Cariri,São José do Bonfim,São Bentinho,Alcantil,Santa Helena,Lucena,Pombal,Coxixola,Curral Velho,Carrapateira,Joca Claudino/Santarém,São Francisco,Sossego,Poço de José de Moura,Baraúna,Pedro Régis,Olho D'agua,Baia da Traição,Arara,Pitimbú,São José de Piranhas e Mari.


G1/PB

Receba nossas atualizações

  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 Aconteceu PB — Todos os direitos reservados