• Áliston Meneses

Paraíba é 4ª no país em pessoas que dirigem após consumirem álcool



A Paraíba registrou a 4ª maior proporção do país de pessoas que dirigiram após o consumo de bebida alcoólica, entre os motoristas e motociclistas maiores de 18 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada nesta quarta-feira (18). O percentual de 25,6% ficou acima das médias nacional (17%) e regional (21,5%). O quarto volume do levantamento apresenta informações sobre tópicos como alimentação, consumo de álcool, tabagismo, atividades físicas, doenças crônicas e saúde bucal.


Entre aqueles que dirigiam carro ou moto no estado, a ingestão de bebida alcoólica seguida de direção foi maior no grupo dos homens (29%) do que no das mulheres (11,7%). A pesquisa estima que cerca de 179 mil pessoas estiveram nessa situação pelo menos uma vez, ao longo dos doze meses que antecederam o levantamento.


O comportamento também foi mais comum nos grupos de idade de 25 a 39 anos (34,7%) e de 40 a 59 anos (19,1%), assim como entre aqueles que têm o nível médio completo e superior incompleto (29%) e o fundamental completo e o médio incompleto (27,4%). Na comparação por cor ou raça, a maior proporção foi observada entre pardos (27,5%), seguida por brancos (25,5%) e pretos (17,9%).


Por outro lado, em relação à frequência com que a ingestão ocorre, a Paraíba apresentou a 7ª menor proporção do país de adultos que costumavam consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por mês (22%). O indicador ficou abaixo dos verificados nas médias brasileira (30%) e nordestina (24,3%).





Redação

Receba nossas atualizações

  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 Aconteceu PB — Todos os direitos reservados