• Áliston Meneses

Opera Paraíba realizará mutirão de cirurgias de catarata no Sertão


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, no período carnavalesco (16 a 23 de fevereiro), mais uma etapa do Programa Opera Paraíba. Dessa vez, serão realizadas 760 cirurgias de catarata, sendo 400 em Piancó e 360 em Sousa. Somente no mês de janeiro deste ano, já foram 626 cirurgias, pelo Programa.


Em Piancó, as cirurgias acontecerão de 16 a 23, no Hospital Regional e contemplarão moradores de 18 municípios (Aguiar; Boa Ventura; Igaracy; Itaporanga; Nova Olinda; Olho D’água; Piancó; Santana dos Garrotes; Santana de Mangueira; Conceição; Santa Inês; Curral Velho; São José de Caiana; Pedra Branca; Diamante; Ibiara; Serra Grande e Coremas). A triagem foi realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro.


“O bloco cirúrgico foi reformado e adaptado às exigências necessárias para a excelência do atendimento. O nosso Complexo Hospitalar está de portas abertas para receber, de forma ética e humanizada, toda a população da região”, disse a diretora geral do Hospital Regional de Piancó, Inêz Leite.


Em Sousa, as cirurgias ocorrerão nos dias 17, 18 e 19, no Hospital Regional e beneficiarão os municípios da 10ª Região de Saúde: Sousa, Santa Cruz, São Francisco, Vieirópolis, Nazarezinho, Marizópolis, Lastro, São José da Lagoa Tapada e Aparecida. Serão realizadas 120 cirurgias, diariamente.


A diretora geral do Hospital Regional de Sousa, Apoliana Ferreira, lembra que a catarata é uma doença que afeta, principalmente, os idosos e tem como característica fazer a visão embaçar. “A cirurgia é uma forma de trazer de volta a qualidade de vida a esses pacientes. Durante o mutirão buscamos realizar um atendimento humanizado, respeitando a condição de cada pessoa”, ressaltou.


Somente no ano de 2020, já foram realizadas 626 cirurgias de catarata, sendo 100 em Itabaiana; 112 em Guarabira; 203 em Monteiro; 135 em Cabedelo, no mês de janeiro e, no início de fevereiro, foram 76 cirurgias em Mamanguape.


Secom-PB

Receba nossas atualizações

  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 Aconteceu PB — Todos os direitos reservados