• Áliston Meneses

Covid-19: Paraíba já imunizou mais de 1,5 milhão de pessoas



No dia 19 de janeiro deste ano, a Paraíba aplicava a primeira dose da vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (19), seis meses após o início da campanha de vacinação, a Paraíba contabiliza mais de 1 milhão e 500 mil pessoas com pelo menos a primeira dose do imunizante.


De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, o avanço da vacinação resulta em menos pessoas ocupando leitos de UTI adulto no Estado. Até o momento, a Paraíba já vacinou 53% da população vacinável com pelo menos uma dose ou dose única do imunizante. Ele remete a queda na taxa de ocupação hospitalar para 34% ao avanço da campanha em todo o estado.


Geraldo Medeiros afirma que, se o cronograma do Ministério da Saúde for cumprido, a previsão é que a vacinação completa (dose 1 e dose 2) na população vacinável – acima de 18 anos – será alcançada até o final do ano. Além disso, alerta em relação à variante Delta que está atingindo famílias inteiras em países como os Estados Unidos e o Reino Unido.


“Dessa forma, cumpriremos a tão sonhada imunidade coletiva, mas é preciso que as pessoas entendam a importância de continuar usando máscara, álcool em gel e água e sabão”, alerta.


A primeira pessoa a receber a dose do imunizante na Paraíba foi a enfermeira intensivista Marineide Rodrigues, de 61 a

nos. Há 17 anos ela trabalha no Complexo Hospitalar Clementino Fraga e, durante os primeiros momentos da pandemia, fez questão de trabalhar na linha de frente, nos cuidados aos pacientes com Covid-19.


Totalmente imunizada com as duas doses, hoje ela fala da emoção de ter iniciado a campanha de vacinação no estado. “Na época, eu trabalhava na linha de frente de combate à Covid-19 e a vacina fez toda diferença. Não tive reação de forma alguma, em nenhuma das duas doses. Muito pelo contrário. A única reação que tive foi ficar mais protegida e, com isso, mais energizada, pra continuar fazendo o que mais amo na vida, que é dar assistência às pessoas”, completa.


Até o momento, 1.509.616 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 623.934 completaram os esquemas vacinais onde 568.970 tomaram as duas doses e 54.964 utilizaram imunizante de dose única. A estimativa da população vacinável na Paraíba é de 2.981.502 pessoas.




Redação


Veja mais notícias no Aconteceu PB.