• Áliston Meneses

Colégio agrícola da UFPB oferta 2 mil vagas para cursos EAD gratuitos


O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, no campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, publicoueditalcom oferta de 2 mil vagas para oito cursos de qualificação profissional na modalidade a distância (EAD). As inscrições devem ser realizadas até o dia 22 de maio, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da instituição.


Entre as capacitações, estão Auxiliar de Agropecuária, Auxiliar em nutrição e dietética, Cervejeiro, Caprinocultor, Agricultor Orgânico, Padeiro, Instalador e Reparador de Redes de Computadores e Assistente Administrativo. Serão abertas, ao todo, 20 turmas.


A seleção será por ordem de inscrição. Para se inscrever, é preciso ter Ensino Fundamental completo e idade a partir de 16 anos. Os selecionados e cadastro de reserva serão divulgados em 23 de maio, no site do colégio. As matrículas acontecerão de 26 a 29 de maio e as aulas terão início no dia 30, com previsão de conclusão até 30 de setembro deste ano.


Esta é a primeira vez que estão sendo ofertados cursos totalmente EAD, devido à pandemia do novo coronavírus, através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Segundo o diretor do colégio, Edvaldo Beltrão Filho, para participar das atividades, não é necessário que o candidato resida nas cidades-polos citadas no edital, ficando livre a escolha de qualquer curso e cidade polo.


O gestor esclarece que a alocação dos cursos por municípios tem a finalidade de atender ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), do Ministério da Educação (MEC). As cidades-polo são Areia, Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Guarabira, Remígio, Sapé, Serraria e Solânea.


De acordo com o diretor, os cursos são ofertados a partir de um convênio com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, pelo Programa Novos Caminhos do governo federal. Ele destaca que a expectativa é conseguir preencher as duas mil vagas. “São cursos que têm uma demanda enorme abrangem todas as áreas de eixos tecnológicos que oferecemos aqui no colégio”, ressalta.


Redação