• Áliston Meneses

Campina Grande vai receber 18 pacientes de Manaus para tratamento da Covid-19



Mais 18 pacientes de Manaus serão transferidos para tratamento da Covid-19 na Paraíba, nesta quarta-feira (3). Oito deles serão internados em leitos de enfermaria do Hospital Municipal Pedro I e os outros 10 no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), ambos localizados em Campina Grande.


A chegada do voo com o grupo está prevista para acontecer por volta das 20h, no Aeroporto João Suassuna. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que estruturou a logística de transporte dos pacientes para as unidades hospitalares.

O quadro de saúde dos pacientes é considerado estável. Também foi criado um protocolo específico para as equipes que tratarão diretamente com o grupo de pacientes do Amazonas.

A rede de atendimento para pacientes com o novo coronavírus em Campina Grande, conforme e SMS, tem 173 leitos disponíveis de enfermaria e 63 de UTI, incluindo os do SUS e os privados contratualizados.

Até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretária de Estado da Saúde (SES), a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade era de 62%.

A ala para tratamento da Covid-19 foi reaberta no HU de Campina Grande no fim de dezembro do ano passado. A finalidade da reabertura era de reforçar a assistência médica para a população de Campina Grande e municípios vizinhos, devido ao aumento de novos casos de infecção pelo novo coronavírus.

O estado recebeu os primeiros amazonenses no último dia 17 de janeiro. Todos ficaram internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Apenas dois deles permanecem hospitalizados em uma UTI da unidade hospitalar.




Redação com G1/PB Leia outras notícias em AconteceuPB.com.br . Curta nossa página no Facebook.