• Áliston Meneses

Cachaças produzidas na Paraíba estão na lista das 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil

Cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida no país.

A Cúpula apresenta a relação das 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil, escolhidas pelo voto popular, que vão para a segunda fase do maior concurso de cachaças do país.

Foram 75 dias de votação na primeira das três fases do IV Ranking Cúpula da Cachaça, iniciativa que busca dar visibilidade e fomentar a produção de qualidade do destilado nacional brasileiro.


No dia 28 de novembro, a votação, feita exclusivamente pelo site da Cúpula, foi fechada, contabilizando 33.144 votantes, que fizeram um total de 99.102 indicações (cada pessoa podia votar em até três cachaças).


Mais de 970 cachaças – entre as mais de 3,6 mil registradas – atraíram pelo menos um voto dos devotos do destilado brasileiro.


A lista com as 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil, resultante desse processo, representa a variedade de sabores tão característica da categoria Cachaça e comprovam como a produção de qualidade cada vez mais se espalha pelo país.


Nada menos que 17 estados de todas as regiões brasileiras estão representados, desde os produtores mais tradicionais, como Minas Gerais e Paraíba, até os que despontam agora em termos nacionais, como Maranhão e Acre. E ainda Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará e Goiás.


De Ivoti a Caicó, de Rio das Contas a Abaetetuba, praticamente todo o Brasil está presente entre as 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil, desde as branquinhas às envelhecidas por anos em barris de carvalho ou de madeiras brasileiras, como a umburana e a jaqueira.


Confira a lista completa acessando o link:

http://www.cupuladacachaca.com.br/cupula-anuncia-lista-das-250-cachacas-mais-queridas-do-brasil/


Seleção dos Especialistas


A segunda fase do maior concurso de cachaças do planeta começa na próxima semana. É a Seleção dos Especialistas. A lista das Cachaças Mais Queridas será enviada, em breve, para 50 profissionais especializados em Cachaça atuantes no mercado – os nomes serão divulgados em breve.


Os integrantes desse seleto painel indicarão aquelas que, em sua visão, são as melhores e mais representativas cachaças da lista. As 50 cachaças mais citadas seguem para a fase final, a Degustação às Cegas.


Aí, será a vez de os 12 cúpulos entrarem em campo para provar as cachaças e construírem o IV Ranking Cúpula da Cachaça.




Redação

Aconteceu PB