• Áliston Meneses

Animais soltos nas ruas dificultam a vida de moradores em São José de Piranhas

Moradores reclamam dos animais circulando livremente nas ruas.


Animais soltos pelas ruas tornou-se um problema grave nos espaços públicos do município de São José de Piranhas, no alto Sertão do estado da Paraíba.


De acordo com os moradores, o problema tem sido constante, como Bovinos, Equinos, Caprinos, Ovinos e Suínos, pastando pelos bairros causando pontos negativos, pois os animais sujam as ruas espalhando lixo por onde passam, sujam as calçadas com fezes, atrapalham o trânsito (de veículos e pedestre), e podem provocar acidentes.


“Esses animais sempre passam por aqui. Acho que deveria haver mais conscientização dos donos e mais rigor por parte da prefeitura que deveria recolher os bichos”, afirma uma moradora da cidade.


Em maio deste ano, o Projeto de Lei de autoria do vereador Celso Gonçalves, aprovado pela Câmara Municipal, foi sancionado pelo prefeito, para inibir essa prática de soltar animais nas ruas, determinando a apreensão em toda extensão do perímetro urbano da cidade e rodovias estaduais que compreendem o território do Município de São José de Piranhas.


No entanto, até agora essa Lei segue no papel, não foi colocada em prática.


A orientação é que os proprietários mantenham seus animais de grande porte presos em locais apropriados, evitando que eles circulem pelas vias públicas.


Apesar de ser uma medida positiva, desde então não se falou mais no assunto, a ação precisa se tornar mais rígida, pois os animais continuam a serem vistos pela cidade, até mesmo na região central.


Quando for determinado o recolhimento do animal, caberá obrigatoriamente ao município oferecer as condições adequadas para abrigo e coibir maus-tratos.


Redação


Veja mais notícias no Aconteceu PB.