• Áliston Meneses

Abertas inscrições para processo seletivo de estágio na Cinep



Começaram nesta segunda-feira (31) as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), que está ofertando 12 vagas e formação de cadastro de reserva nas áreas de Arquitetura, Geografia, Geoprocessamento, Comunicação, Designer Gráfico, Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Ecologia, Biologia, Agronomia, Engenharia Civil, Relações Internacionais e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais. O valor da bolsa do estagiário é de R$ 500 mais auxílio transporte.


Os interessados deverão realizar a sua inscrição no site da Cinep ou acessando o link http://cinep.pb.gov.br/forms/index.php?r=app%2Fform&id=1 . As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (4). No momento do preenchimento do formulário, será obrigatório anexar uma cópia de um documento oficial com foto, CPF, currículo e histórico atualizados, com indicação do coeficiente de rendimento escolar e portfólio (para a vaga de comunicação e design gráfico). O estudante também terá que indicar o período que está matriculado e o turno que deseja estagiar, caso seja aprovado. Só poderá participar do Processo Seletivo quem atender aos pré-requisitos divulgados em cada edital.


De acordo com os editais desta seleção, serão disponibilizadas para ingresso imediato duas vagas para estudantes dos cursos de Arquitetura, Geografia ou Geoprocessamento; uma vaga para Contábeis, três vagas para Direito, uma vaga para Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Gestão Ambiental, Ecologia, Biologia, Geografia ou Agronomia; três vagas para Engenharia Civil; e duas vagas para Relações Internacionais ou Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, sendo uma delas remunerada e outra não. Para estudantes de Comunicação ou Designer Gráfico será formado um cadastro de reserva, assim como para todas as demais áreas, visto que o edital tem validade por um ano.


Etapas do Processo Seletivo e critério de desempate - O Processo Seletivo será composto de análise curricular, histórico curricular, portfólio (para a vaga de comunicação e design gráfico), entrevista e atividade prática (exceto as vagas na área de engenharia ambiental e civil). Os alunos de Geografia e Engenharia Civil, contemplados em dois editais do certame, deverão optar por apenas um (conferir detalhes da vaga nos referidos editais).


Participarão da entrevista e atividade prática previstas para os dias 10 e 11 de fevereiro apenas os dez primeiros colocados nos primeiros itens analisados. As duas etapas serão realizadas na sede do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, localizado na Av. Primeiro de Maio, 720 – Jaguaribe e a divulgação dos candidatos aptos será feita no dia 8 de fevereiro, no site da Companhia.


O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de fevereiro de 2022.


Detalhes das vagas


Arquitetura, Geografia, Geoprocessamento – estudantes matriculados a partir do 6º período dos cursos citados. O candidato deve ter habilidades em SIG/CAD e Cadastro, proatividade e boa comunicação verbal e escrita.


Comunicação Social e Design Gráfico – estudantes matriculados nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Mídias Digitais, Relações Públicas) ou Design Gráfico, a partir do 4º período. O candidato deve ter conhecimento em ferramentas gráficas, como Adobe Ilustrator, Photoshop e InDesign; conhecimento em ferramentas de edição, como Adobe Premiere, Final Cut ou Vegas Pro, além de boa comunicação e fluência verbal e escrita.


Contábeis – estudantes matriculados a partir do 3° período. O candidato deve ter conhecimento em informática básica/intermediária, habilidades no pacote Office, proatividade, sociabilidade, trabalho em equipe, boa comunicação e fluência verbal e escrita.


Direito – estudantes matriculados a partir do 4º período, conhecimento em informática básica/intermediária, habilidades em pacote Office, proatividade, sociabilidade, trabalho em equipe, boa comunicação e fluência verbal e escrita.


Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Ecologia, Geografa, Biologia, e Agronomia – estudantes matriculados no curso de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Tecnólogo em Ecologia, Bacharelados em Geografia, Biologia ou Agronomia., a partir do 8º período. O candidato deve ter conhecimento e Desenho Técnico, Topografia, Georreferenciamento, Elaboração de relatórios técnicos, Instrumentos da Política Nacional do Meio ambiente, Recuperação de áreas degradadas, proatividade, sociabilidade, trabalho em equipe, boa comunicação e fluência verbal e escrita.


Engenharia Civil – estudantes matriculados do 5º o 8º período, com conhecimentos em AutoCAD; orçamentação de obras; planejamento de obras; informática, nível intermediário no pacote Office (Word e Excel), além conhecimentos diferenciais: REVIT, Civil 3D. O candidato deve ser proativo; atento; responsável; pontual com horários, prazos e metas; organizado; comunicativo; zeloso pelo ambiente e pela qualidade de trabalho; capacidade de trabalhar em uma equipe interdisciplinar; discreto em relação às informações do ambiente de trabalho e com boa relação interpessoal.


Relações Internacionais e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais – Estudantes do 4º ao 8º período. Os candidatos devem ter conhecimento em informática básica; conhecimentos específicos nas áreas de desenvolvimento regional, cooperação internacional, comércio internacional, direito internacional, economia política internacional; e proficiência oral e escrita no mínimo B2 (pós-intermediário), de acordo com o Marco Comum Europeu, em pelo menos uma das seguintes línguas estrangeiras: inglês, espanhol ou francês.



Secom-PB


Veja mais notícias no Aconteceu PB.